A Mística e a Sensualidade do Seio de Maria

Em termos tão humanos quanto espirituais, o acontecimento do Natal está profundamente associado à maternidade, pois revela a carinhosa relação entre uma criança recém-nascida e sua mãe. Esta ligação, marcada por um misticismo que se faz carne, encontra sua representação mais objetiva num gesto de grande importância, mas absolutamente natural e comum, que é a amamentação.
No entanto, a grande maioria das cenas que refletem o espírito natalino não apresentam o menino Jesus sorvendo avidamente o leite diretamente de sua fonte sensual e sagrada, o seio de Maria, sendo preferíveis pelo imaginário católico e comercial as imagens mais familiares e moralmente aceitáveis, como a do presépio, quando não as árvores enfeitadas, os presentes e o Papai Noel.
Com certeza o pequeno Jesus não se alimentou através de uma mamadeira, mas sim sentindo o calor do peito de Maria em seus lábios e a doçura de seu leite em sua boca.

E os primeiros cristãos sabiam admirar com os olhos da alma este acontecimento tão espontâneo, enxergando nele, com a mais absoluta naturalidade, o significado humano e místico da amamentação.
Por causa desta atitude, nos primeiros séculos do Cristianismo a imagem de Maria amamentando o menino Jesus, chamada em latim de Madonna Lactans, era algo muito comum de ser encontrado.
Parece ser óbvio o suficiente que esta iconografia maternal tenha surgido através da arte copta do Egito, onde muitos séculos antes da era cristã já existiam em larga escala representações em pinturas e esculturas de uma personagem feminina cercada de mistério que amamenta seu filho, o herdeiro de um reino divino que fora encomendado especialmente para ser o salvador do mundo.
Nelas o menino Hórus, que em conjunto com seu pai Osíris representa um dos protótipos universais da figura de Jesus Cristo, é visto sendo amamentado por Ísis, sua mãe, a deusa da magia e antepassada mítica da Virgem Maria. Assim como muitos outros símbolos, este foi assumido pelo Cristianismo em seu papel de continuador, ao menos naqueles tempos, da tradição esotérica ocidental.
É interessante notar que a imagem mais antiga da Virgem Maria de que se tem conhecimento é um afresco do século III, localizado nas Catacumbas de Priscila, na Via Salaria em Roma, onde o menino Jesus é mostrado sugando o seio exposto de sua mãe divina. Os cristãos primitivos não se sentiam ofendidos pelo seio de Maria, e sabiam encontrar em meio à sensualidade o misticismo de seu gesto maternal.
Infelizmente, poucas imagens como esta sobreviveram até os dias atuais. Uma delas forma um belíssimo mosaico ostentado na fachada da Basílica de Nossa Senhora no Trastevere, localizada em Roma, onde teria sido celebrada a primeira Missa pública da história do Cristianismo. Ela disputa com a Basílica de Santa Maria Maggiore o título de primeira igreja construída em homenagem à Virgem Maria.
A imagem de Maria amamentando o menino Jesus era tão forte durante a Idade Média que as amas-de-leite, tão comuns entre as classes sociais mais altas daqueles tempos, eram vistas como representações da Virgem da Humildade, retratada por gênios da pintura como Bernardo Daddi, Giovanni di Paolo e Fra Angelico sempre vestida com roupas simples e sentada ao chão.
Mas esta imagem tão popular começou a cair em desuso na transição da Idade Média para a Idade Moderna, em virtude do advento da imprensa, do Protestantismo e do Concílio de Trento. Após este último, ocorrido na metade do século XV, as autoridades eclesiásticas passaram a desencorajar a presença de qualquer tipo de nudez em imagens religiosas, causando o lento desaparecimento da Madonna Lactans da iconografia católica.
Em paralelo a esta determinação institucional religiosa, a disseminação da imprensa ajudou a promover a desmistificação das formas do corpo pela medicina, que multiplicava o corpo e suas partes em inúmeros estudos gráficos destinados à produção de conhecimento científico. Mais recentemente, a imprensa também ajudou a banalizar o corpo e a impregnar sua imagem com uma sensualidade artificial.
E ainda a imprensa viria a colaborar com o desaparecimento da Madonna Lactans ao servir de instrumento de proliferação da Bíblia, algo que, em conjunto com o surgimento do Protestantismo, que causou a diminuição do uso de imagens e das práticas devocionais católicas relacionadas à Virgem Maria, transformou definitivamente as escrituras no centro da religiosidade cristã.
Todos estes fatores culturais, religiosos e tecnológicos fizeram com que até mesmo os católicos considerassem a imagem do seio feminino como algo impróprio para ser ostentado no interior de uma Igreja. E enquanto a imagem da amamentação de Jesus foi parcialmente censurada, fazendo da natividade uma cena familiar moralmente aceitável, o sacrifício de Jesus na cruz se tornou definitivamente o ícone do Cristianismo.
Por mais que as circunstâncias descritas acima tenham obliterado a sensualidade do seio de Maria, e com ela o seu misticismo, o esoterismo mantém viva esta representação da maternidade como elemento de acesso ao conhecimento gnóstico, oculto e secreto, pois não haverá o praticante das ciências ocultas de esbarrar em jogos dogmáticos e na distorção da natureza sagrada da sexualidade humana.
O seio é para o gnóstico, assim como para o menino Jesus, uma fonte de alimento erótico e espiritual imprescindível para o seu crescimento e desenvolvimento interior. O menino Jesus somente foi capaz de se tornar o vigoroso líder que desafiou a estagnação de sua tradição graças ao leite que verteu de maneira frondosa e abundante do seio de sua mãe.
Da mesma forma, para todo aquele que é capaz de respeitar a feminilidade e reconhecer seu caráter sagrado, a mulher amada, que é sempre uma mãe em potencial e que encarna os mais excitantes e divinos atributos da Virgem Maria, a Deusa do Cristianismo, oferecerá livremente seu seio como fonte permanente de uma força capaz de alimentar o erotismo que permitirá o nascimento místico do Cristo Interior.
Este nascimento foi, é e sempre será o objetivo central da prática gnóstica, mesmo que esta receba outros nomes mais adaptados a diferentes linguagens. Maria, pura e santa, a deusa que habita o coração do homem e também seu leito, está sempre disposta a oferecer seu ventre e seu seio para que o Cristo possa ser concebido, para que nasça, cresça e cumpra a missão de ser o elo de ligação com a divindade.
Leia Mais Aqui: Sociedade Gnóstica

A IMPORTÂNCIA DA RESPIRACAO



A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO
Respiração é vida! Essa foi a primeira coisa que você fez ao nascer.

O ser humano é o único que pode mudar a natureza e o padrão da sua respiração.

A respiração varia em cada pensamento, quando estamos com raiva ou medo, ela é diferente. Quando a respiração está agitada, a mente está agitada.
As pessoas não sabem a diferença da respiração na vida comum, e na espiritual. Com uma respiração rítmica e tranquila, pode-se ter uma vida pacífica e feliz.
O controle da respiração, é a forma mais simples de disciplinar a mente e alcançar sucesso na vida. Desenvolver a consciência da respiração é um aspecto importante da meditação.
A respiração é a nossa ligação com Deus, e através desta ligação, podemos atingir a calma e a divindade. Estas qualidades podem ser atingidas através do controle da respiração.
Assim como estiver a respiração, estará a mente. 

Assim como estiver a mente, estará a pessoa.

A mente comanda todas as virtudes e vícios. Mas a respiração controla a mente. Então, o controle da respiração o levará ao controle da mente e à libertação.
Preste atenção em sua respiração, ame-a. Perceba o poder vivo de Deus em cada respiração.
Apenas preste atenção em sua respiração. Esta é a técnica mais fácil e simples. Preste atenção em sua respiração e Ame a Deus em cada respiração!



A COMPAIXÃO


MEDITANDO COM PARAMAHANSA YOGANANDA  - A COMPAIXÃO

- Para a realização divina, é necessária a compaixão para com todos os seres, uma vez que o próprio Deus é transbordante desta qualidade. Aqueles que possuem um coração sensível podem colocar-se no lugar dos outros, sentir o seu sofrimento e tentar aliviá-lo.

- Ó Senhor de Compaixão, ensina-me a derramar lágrimas de amor por todos os seres. Possa eu vê-los como sendo o meu próprio ser - expressões diferentes de meu Eu divino.

- Eu desculpo facilmente as minhas faltas; deixa-me portanto, perdoar rapidamente as falhas dos outros. Abençoa-me, ó Pai, para que eu não inflija aos meus companheiros críticas inoportunas.

Se eles pedirem o meu conselho, na tentativa de reformarem-se, possa eu oferecer-lhes sugestões inspiradas por Ti.

- Cada dia, tente ajudar a se reerguer, assim como você ajudaria a si mesmo ou a sua família, qualquer pessoa à sua volta que esteja física, mental ou espiritualmente enferma.
Assim, seja qual for o seu papel no palco da vida, você saberá que o interpretou corretamente, sob a orientação do Diretor de cena de todos os destinos.

- A Tua divina luz está oculta, mesmo na criatura mais viciada e mergulhada nas trevas, esperando para brilhar quando surgirem as condições adequadas: andar em boas companhias e possuir o ardente desejo de auto-aperfeiçoamento.

Nós Te agradecemos por nenhum pecado ser imperdoável, nenhum mal ser insuperável, pois o mundo de relatividade não contém absolutos.

Inspira-me, ó Pai Celestial, para que eu possa despertar os Teus filhos desorientados para a consciência de sua pureza inerente, imortalidade e filiação celestial.

- Eu tratarei aquele que se considera meu inimigo como um divino irmão, escondido sob um manto de algum mal-entendido.

Eu chorarei sinceramente ao lado desse manto com uma lança de amor, de forma tal, que, vendo minha humildade, clamando por compreensão, ele não mais desprezará a oferta da minha boa-vontade.

- Que a feiura da indelicadeza dos outros possa me impelir a me fazer belo com a bondade. Possam os modos grosseiros dos meus companheiros lembrar-me de usar palavras doces, sempre.

Se pedras de mentes pecadoras forem arremessadas contra mim, permita-me enviar de volta apenas mísseis de boa-vontade.

Assim como o jasmim deixa cair suas flores sobre as mãos que portam machados e que golpeiam suas raízes, assim, sobre todos aqueles que agem hostilmente contra mim, possa eu derramar flores de perdão.

- Que eu não aumente a ignorância dos pecadores com minha intolerância ou vingança. Inspira-me a ajudá-los com meu perdão, minhas orações e lágrimas de amor fraterno.

- Procure fazer coisas corajosas e amáveis que deixam de ser feitas pela maioria das pessoas. Dê presentes de amor e paz àqueles que os outros ignoram.

- Assim como os raios vitais do sol tudo vivificam, assim deve você também levar raios de esperança aos corações dos pobres e esquecidos, despertar a coragem nos corações dos desesperados e dar novo ânimo aos corações daqueles que se julgam vencidos.

- Se Deus não responde às suas preces é porque você não está sendo fervoroso. Se você Lhe oferece orações mecânicas, não pode esperar prender a atenção do Pai Celestial.

O único modo de tocar Deus através da prece é pela persistência, regularidade e profundo fervor.

Limpe a sua mente de toda negatividade, como o medo, a preocupação, a raiva. Então, encha-a com pensamentos de amor, serviço aos outros e alegre expectativa.

No santuário do seu coração deverá reinar um poder, uma alegria, uma paz - Deus.

Paramahamsa Yogananda
(foto: Yogananda com seu guru Swami Sri Yuktesvar.)

OS RETIROS ETÉREOS DOS MESTRES ASCENSOS


El Morya - O Templo da Boa Vontade
Iniciações do Primeiro Raio - por El Morya

Oração para a Noite, Antes de Deitar

El Morya nos pede para chamar em nome do nosso próprio Cristo Pessoal, a cada um dos sete Chohans dos Raios, para invocar a sua assistência no caminho (da ascensão).

Você pode pedir para ser levado a cada um dos retiros (etéreos) nas noites sucessivas.

Confira o chamado de segunda-feira, para ser levado ao retiro do Mestre El Morya.

Em nome do Cristo, o meu próprio Eu Verdadeiro, eu peço ao coração da Minha Presença EU SOU e ao anjo da Presença, para levar a minha alma para o retiro de El Morya em Darjeeling.

Eu peço que meus quatro corpos inferiores sejam carregado e recarregados com a Vontade Divina e peço para receber o plano da minha vida para o meu cumprimento dessa vontade (divina).

E peço que todas as informações necessárias para o cumprimento do meu plano divino seja liberado para a minha consciência de vigília exterior, quando for necessário.

Graças te dou e eu aceito isto feito com todo o poder do Cristo ressuscitado.

(foto de El Morya - da The Summit Lighthouse),

Ensinamento disponibilizado no web site da The Summit Lighthouse www.summitlighthouse.org
Tradução e comentários entre (parênteses) de - Paulo R Simões

A IMPORTANCIA DA MEDITACAO

Meditacao

Mensagem de Saint Germain - Sobre a Importância da Meditação

       Uma das coisas de que mais os indivíduos precisam atualmente, e mesmo os estudantes mais sinceros, é sentir a necessidade de dedicar algum tempo à meditação sincera, pela manhã e à noite, para acalmar a atividade exterior, a fim de que a Presença Interior possa manifestar-se sem obstáculos.
Meditar significa, na realidade - sentir - a Presença Ativa de Deus.
         Por conseguinte, quando alguém procura entrar em meditação, não pode arrastar consigo todas as perturbações que o acompanharam durante o dia.
Então, afastai conscientemente do sentimento e da atenção todas as coisas perturbadoras, e entrai em meditação para sentir a "Presença de Deus" e não para rememorar preocupações".

- The I AM Discourses - Disc. IX de 30 de outubro de 1932.