Auto-estima no trabalho e nas relações



Auto-estima é a capacidade de ter a certeza das suas próprias capacidades, talentos, valor, bem como, ter aceitação e respeito incondicional por si mesmo.
A auto-estima afeta a qualidade de vida nos diferentes setores.

Trabalho

Os funcionários que se sentem bem consigo mesmos são tipicamente capazes de se concentrarem melhor, precisam de menos tempo livre e geralmente se dão muito bem com os colegas. Os empregados com auto-estima baixa tendem a trabalhar mais lentamente, cometem mais erros e hesitam em colocar para fora seus melhores esforços. 

Relacionamento Afetivo

Baixa estima na relação faz você ficar na defensiva e se sentir como se estivesse sendo criticado quando você não está! O parceiro com baixa estima é na maioria das vezes egoísta e auto-destrutivo pois não sabe lidar bem com frustração e contrariedade. Sente-se quase sempre ansioso, depressivo e insatisfeito com o companheiro.

Pessoas com uma boa auto-estima se sentem positivamente bem consigo mesmas, se sentem boas e adequadas o suficiente para o parceiro. Se valorizam, se sentem merecedoras e dignas de viver um relação com amor, respeito, confiança, crescimento e apoio mútuo. É construtivo nos momentos delicados da relação. Sabe ser flexível e conviver tranquilamente com as diferenças.

Social/Familiar

Baixa estima nas relações sociais e familiares faz a pessoa assumir uma mentalidade de vítima. Isto significa que ela vai culpar tudo e todos pelo o que ela sente. Pessoas assim não são capazes de se relacionarem bem com os outros, porque elas vão agir como uma vítima, em vez de um igual. São pessoas que se esforçam para fazer amigos e chamar a atenção para si.

Pessoas com boa auto-estima aceitam a si mesmos como são, não como outros querem que elas sejam.
Se veêm como uma pessoa em primeiro lugar, e não como um representante de um grupo particular (familiar/social).

Filhos

As crianças não nascem com a auto-estima. Ela é aprendida através de como os pais e outras pessoas importantes as tratam e como estes se sentem sobre as acrianças, ou seja, seus filhos aprenderão muito mais com o seu comportamento, com as suas atitudes do que com o que vocês dizem verbalmente...elas modelam vocês fazendo o que vocês fazem, simples assim.

A criança com auto-estima baixa não se permite experimentar coisas novas sem muito medo de falhar, chegar e fazer amigos e gerenciar problemas que possam vir a encontrar ao longo do caminho.
Filhos com uma boa auto-estima se sentam bem sobre si mesmos a maior parte do tempo.
A auto-estima saudável também influencia como eles desenvolvem as relações com outros membros da família, professores, amigos e outros adultos.

Deseja desfrutar de novos níveis de sucesso no trabalho ou na sua família? Então você precisa melhorar a sua própria auto-estima. Venha aprender na Palestra LIÇÕES PARA A AUTO-ESTIMA a trabalhar a construção da auto-estima de modo a impactar positivamente todos os setores da sua vida.
Clique AQUI e saiba mais!

Silvia Parreira Coach - Fonte: www.silviaparreira.blogspot.com