Diz-se, com frequência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.
Vejamos as opiniões concordantes:
A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
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Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da Umbanda.
SINOPSE COMPARATIVA | ESPIRITISMO | UMBANDA |
| País de origem | França | Brasil |
| Data de surgimento | 18.04.l857 | 15.11.1908 |
| Codificador | Allan Kardec | ----------- |
| Fundador | ----------- | Zélio F.de Morais |
| Adereços e caracterizações | Não | Sim |
| Altar e/ou oratório | Não | Sim |
| Autonomia das associações | Sim | Sim |
| Cânticos (pontos) cantados | Não | Sim |
| Classificação dos espíritos em categorias | Sim | Não |
| Comidas, bebidas, fumo, etc. | Não | Sim |
| Cultos exteriores | Não | Sim |
| Dogmas | Não | Sim |
Doutrina | Sim | Em formação |
Ervas e banhos | Não | Sim |
| Fé | Racional | Emocional Devocional |
| Jogos premonitórios | Não | Sim |
| Mediunidade | Sim | Sim |
| Mediunismo e/ou animismo | Sim | Sim |
| Messiânica | Não | Não |
Método | Sim | Sim |
| Oferendas materiais | Não | Sim |
| Revelada | Sim | Não |
| Literatura básica | As obras (5) de Allan Kardec | --------------- |
| Rituais e cerimoniais | Não | Sim |
| Roupas especiais e/ou paramentos | Não | Sim |
| Sacerdotes | Não | Sim |
| Sacramentos | Não | Sim |
| Símbolos (pontos) riscados | Não | Sim |
| Sincretismo | Não | Sim |
| Sistema organizacional | Federativo | Federativo |
| Tipificações espirituais | Não | Sim |
| Tradição oral | Não | Sim |
| Velas, flores, defumações, etc. | Não | Sim |
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS | | |
| Crença em Deus único | Sim | Sim |
| Comunicabilidade recíproca com os espíritos | Sim | Sim |
| Crença nos elementais | Não | Sim |
| Evolução progressiva dos espíritos | Sim | Sim |
| Existência dos espíritos que sobrevivem à morte do corpo | Sim | Sim |
| Influência dos espíritos sobre as pessoas | Sim | Sim |
| Lei de causa efeito | Sim | Sim |
| Pluralidade dos mundos habitados | Sim | Sim |
| Prática da caridade | Sim | Sim |
| Reencarnações sucessivas | Sim | Sim |
Fonte:
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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